Vereadores de Jacobina cogitam antecipar eleição da Mesa Diretora



Milton da Natureza, presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina

A corrida sucessória para o novo comando da Mesa Diretora do Legislativo Municipal tem movimentado as discussões internas na Câmara de Jacobina. Na última quarta-feira (13), numa reunião a portas fechadas, o presidente da Casa, vereador Milton Sena (PV), tentou persuadir seus pares, propondo a antecipação da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2015-2016. A medida, que beira o casuísmo,  quebraria uma tradição secular.
Desde a emancipação do município de Jacobina, em 28 de julho de 1880, portanto, há 134 anos, o Poder Legislativo sempre realizou a escolha dos membros da Mesa Diretora (Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário  e 2º Secretário), no dia da posse dos edis, com validade para o primeiro biênio,  promovendo um novo escrutínio na última sessão ordinária do segundo ano legislativo, geralmente, no mês de dezembro.
Agora, caso decida levar a frente essa proposta, o vereador Milton Sena terá  que colocar em votação uma proposta de alteração do Regimento Interno da Câmara Municipal, determinando a antecipação da eleição para composição da Mesa Diretora, com data ainda a ser definida.
“A alteração de regimento ou a propositura de qualquer natureza é legítima, porem, no caso especifico de alteração do regimento da Casa, é preciso seguir algumas formalidades. É uma matéria de muita importância e não pode ser feita sem a devida discussão, principalmente, ouvindo a opinião de todos os membros do legislativo, de maneira transparente, para que não gere deturpações, o que implicaria em desgaste à imagem da Câmara”, afirma um advogado consultado pelo jornal A Notícia.
Como a matéria não é consenso entre os próprios vereadores, o assunto ainda deverá gerar muitas discussões, principalmente, nas redes sociais onde a proposta tem sido alvo de críticas severas da população. (Jornal A Notícia)

Comentários

Anterior Proxima Página inicial