NOVA PONTE ILHÉUS-PONTAL CAUSA CONTROVÉRSIAS

Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira. Foto de Thiago Dias.
Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira.

Na noite dessa sexta-feira 2, a diretora do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, Eliane Camargo, recebeu os habitantes da comunidade local – Nova Brasília (Pontal). A gestora abriu as portas da escola para o encontro e apresentou à associação dos moradores o paradoxo enfrentado por sua administração, diante da eminente construção da nova ponte Ilhéus-Pontal.

A construção da ponte prevê a destruição de grande parte das dependências do colégio. A diretora informou aos moradores que pessoas identificadas como técnicos já envolvidos na obra foram à escola coletar medidas do espaço. Mesmo estranhando a falta de comunicado oficial, cordialmente, Eliane Camargo concedeu a visita técnica. A presença dos trabalhadores produziu manifestações contrárias de professores, estudantes e funcionários, principalmente, quando perceberam o grande espaço da escola que seria destruído, de acordo com as primeiras avaliações.

A contradição que consterna a diretora é que a escola recebeu uma verba significativa para reformar suas dependências e o Estado está lhe pressionando pelo adiantamento dessa reforma. Contudo, a área que deve ser reformada (isso inclui a quadra esportiva da escola) está dentro dos limites traçados pela futura demolição – imposta pela construção da nova ponte.

Os moradores da Nova Brasília reclamam sobre a falta de informações precisas e oficiais. Alguns proprietários locais já foram notificados de que suas casas serão derrubadas, em benefício da obra, mas as negociações sobre as legítimas indenizações não avançam.

Fonte: Blog Do Gusmão 

Comentários

Anterior Proxima Página inicial