Lavagem: Justiça determina a Google quebra do sigilo de e-mails de uma dezena de empresários baianos


A Justiça determinou que o Google quebrasse o sigilo de e-mails de mais de 10 empresários baianos, investigados por participação em crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro  contra o Estado da Bahia. O pedido foi apresentado à Justiça pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
De acordo com o órgão, todos os conteúdos dos e-mails trocados pelos empresários investigados serão enviados aos promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf). As informações dos e-mails foram disponibilizadas aos promotores de Justiça na última terça-feira.
De acordo com a promotora Vanezza Rossi, integrante do Gaesf, o acesso aos e-mails é fundamental para o andamento das investigações. “Vamos ter acesso a todas as conversas comerciais da empresa. Dessa forma, saberemos o real faturamento, já que eles são investigados por sonegação de impostos, e os verdadeiros nomes dos donos, pois foram abertas em nomes de ‘laranjas’”, explicou a promotora. 
As investigações foram iniciadas em 2011, mas a decisão judicial foi expedida em setembro do ano passado, pela 2ª Vara Criminal de Salvador, mas só foi cumprida no final do mês de maio deste ano.  

Tribuna

Comentários

Anterior Proxima Página inicial