PMDB diz que respeitará apoio a Rui Costa dado por prefeito de Canavieiras

 
Victor Pinto/ Tribuna da Bahia

Começam a surgir, neste período de pré-campanha, correligionários de partidos que não deverão apoiar os possíveis candidatos das suas siglas. Dois fatos chamaram atenção nos últimos dias e envolvem dois prefeitos do interior: Maria Quitéria (PSB), chefe do Executivo de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), e o alcaide de Canavieiras, Almir Melo (PMDB).
Ambos não acompanharão suas agremiações e declararam apoio ao pré-candidato governista, Rui Costa (PT).
Além de posar para fotos ao lado de Rui, o peemedebista de Canavieiras confirmou o seu apoio, mas deverá fazer campanha para Geddel ao Senado. O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), em conversa com a Tribuna, disse respeitar a situação local vivenciada pelo político. “Não há incômodo. Veja bem: é um caso isolado na Bahia e uma questão que foge do vínculo político e passa pela inimizade. O prefeito de Canavieiras, nosso colega de partido, é inimigo do grupo de Paulo Souto porque, na cidade, os adversários dele são ligados a Souto. É um fato de inimizade pessoal”, disse.
Para justificar a tranquilidade, o irmão do ex-ministro Geddel Vieira Lima lembrou da situação estadual, comparando com o que deve acontecer na conjuntura nacional. Em Brasília, os dois partidos, PMDB e PT, andam unidos, já na Bahia a banda não toca dessa forma há anos. “Nós levamos em conta esse histórico e respeitamos. O vice-presidente Michel Temer, que é do nosso partido, também lidará com uma situação semelhante, pois nós, aqui na Bahia, somos oposição ao governo petista. Mas é uma prática que respeita a conjuntura local da política. No nacional é uma coisa, no estadual será outra e, no municipal, no caso de Canavieiras, temos também outra realidade”, explicou.
Na Plenária das Mulheres do petista, Maria Quitéria, além de compor a mesa principal do evento, discursou com frases marcantes que demonstram seu apoio ao deputado federal. A prefeita de Cardeal da Silva chegou a dizer que “Rui Costa e João Leão têm o compromisso de continuar trabalhando para o futuro da Bahia”.
Um dos coordenadores da pré-campanha de Lídice e principal liderança do PSB na Bahia, Domingos Leonelli, disse não se surpreender com a atitude de Quitéria, visto que a socialista já não apoiou membros do partido na eleição passada, além de ter vencido a Presidência da UPB com o apoio do PT. “Vamos nos reunir nos próximos dias, na executiva, para definirmos a nossa posição. Eu, sinceramente, não sabia que Rui estava tão necessitado de apoio para recorrer a partidos de outra base. É um debate de infidelidade partidária”, rebateu.

+ politica.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial