Machado diz que ajudou Sarney e aliados políticos de Temer



Novos trechos de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, a que a TV Globo teve acesso, mostram que ele ajudou aliados políticos. Um deles foi o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). Mas os diálogos não permitem dizer que tipo de ajuda foi essa.
Outro aliado, segundo os investigadores, foi Gabriel Chalita (PMDB-SP). Na gravação, Machado diz que contribuiu para o Michel Temer, para a campanha do “menino”, que os investigadores identificam como Gabriel Chalita, que concorreu pelo PMDB à prefeitura de São Paulo em 2012. Os diálogos não revelam de que forma foi a contribuição.
Na conversa, Machado parece sondar o ex-presidente José Sarney se o então vice-presidente Michel Temer pode participar de uma articulação para evitar que sua investigação caia nas mãos de Sérgio Moro.
MACHADO: O Michel presidente… lhe dizer… eu contribuí pro Michel.
SARNEY: Hum.
MACHADO: Eu contribuí pro Michel… Não quero nem que o senhor comente com o Renan… Eu contribuí pro Michel pra candidatura do menino [Gabriel Chalita, do PMDB-SP]… Falei com ele até num lugar inapropriado, que foi na base aérea.

Sarney aparenta preocupação com a revelação e quer saber se uma ajuda que ele próprio recebeu de Machado é do conhecimento de mais alguém:
SARNEY: Mas alguém sabe que você me ajudou?
MACHADO: Não, sabe não. Ninguém sabe, presidente.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial