sexta-feira, 11 de julho de 2014

As
regras para nomes comerciais de medicamentos vão mudar. A Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve votar dentro de duas
semanas o texto da nova resolução, que tem como principal objetivo criar
estratégias para reduzir a confusão no momento da compra de remédios. O
presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirma que o erro geralmente é
cometido em três situações típicas. A mais comum ocorre quando o remédio
tem nome semelhante a outro produto que já está no mercado, mas que
possui indicação diferente. A confusão também pode ser provocada quando o
nome comercial faz referência a algum composto, que não está presente
no medicamento ou sugere uma indicação diferente da que é apresentada
pelo produto. A resolução regulamenta uma lei criada em 2003. A maior
polêmica em torno do assunto diz respeito à análise dos nomes já
existentes. O receio era o de que marcas antigas tivessem de ser
retiradas do mercado se Anvisa passasse a considerar o nome
inadequado. "É um tema muito delicado, que pode trazer uma série de
prejuízos para o setor se as regras não forem muito bem conduzidas",
afirmou o presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos
Nacionais (Alanac), Henrique Uchio Tada.
Compartilhe !
Comentários